Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Arnoldo Petrúcio Chagas - Maceió
Arnoldo Petrúcio Chagas - Maceió

Arnoldo Chagas

ARNOLDO PETRÚCIO CHAGAS nasceu em Maceió-AL, no dia 3 de agosto de 1939, filho de Arlindo Chagas e Maria de Lourdes Chagas, ambos in memoriam.

Na década de 1960, atuou como radialista apresentando programas de sucesso nas Rádios Progresso, Gazeta, Difusora e Palmares, todas de Alagoas. Como narrador esportivo fez parte da primeira equipe de esportes da Rádio Gazeta e foi o primeiro a narrar para Alagoas um jogo da Seleção Brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, direito do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ. Também pela Rádio Gazeta comentou jogos da Copa do Mundo de 1998, realizada na França. Foi o primeiro a transmitir um jogo interestadual pela TV Gazeta de Alagoas. Foi Diretor-Geral da Rádio Difusora de Alagoas, emissora oficial do Estado.

Concluiu o seu curso de Direito em 6 de dezembro de 1968 pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Ingressou no Ministério Público aprovado em concurso público, realizado em 1977, sendo nomeado em 30 de janeiro de 1981. Aposentou-se em 3 de agosto de 2009, como primeiro Procurador de Justiça Cível.
 
Tem curso de extensão universitária sobre Legislação Fiscal (novembro de 1969) e curso sobre Recursos na Superior Instância (setembro de 1974), além de curso especializado em Direitos Humanos, promovido pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos, Ministério da Justiça do Brasil e Universidade de Brasília.

Participou de vários seminários, como o Primeiro Seminário de Estudos do Novo Código Penal e o Seminário Internacional de Administração Pública.

Foi sócio-fundador do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Compositor, é autor das músicas constantes dos CDs Ser Feliz é te Amar, com cantores diversos; NETO Canta Músicas de Arnoldo Chagas, onde LEURENY BARBOSA interpreta uma faixa; e Gestalteando - Uma Conversa no Barzinho, com a cantora Ana Costa.

É autor de dois textos teatrais: “Gestalteando  - Uma Conversa no Barzinho” e “Os Internautas“. É também de sua autoria o romance “O Agente Francês”, publicado em 2010. Em 2009 montou uma rádio web na internet chamada Varanda de Ipioca com programação musical e com uma coletânea de textos e artigos de sua autoria.

Arnoldo Chagas faleceu no dia 07 de abril de 2012.