Projeto Divulgando Compositores Alagoanos

Banco de Partituras

Jalmeris Pinheiro Galvão
Jalmeris Pinheiro Galvão

Jalmeris

JALMERIS PINHEIRO GALVÃO nasceu em Maceió-AL no dia 17 de junho de 1940, filho de Isaac Galvão Cruz e Maria Pinheiro Galvão.

A sua formação escolar teve início na Escola Industrial e no Colégio Floriano Peixoto, ambos em Maceió. A sua iniciação musical ocorreu com o seu genitor cujos instrumentos referenciais foram o trompete e o saxofone alto.

Em 1962, inicia a sua carreira musical no 20º Batalhão de Caçadores de Maceió, atual 59º Batalhão de Infantaria Motorizado. Em 08 de agosto de 1963, ingressa na Banda de Música da PMAL - Polícia Militar de Alagoas. Concomitantemente, no final da década de 1960, o então Primeiro Sargento Jalmeris Pinheiro Galvão passa a prestar serviços como Mestre e Regente da Banda de Música da Sociedade Musical Professor Vanderlei, em Santa Luzia do Norte-AL.

Em 1987, após ser contramestre, assume a regência da Banda de Música da PMAL, tendo sido transferido para a reserva remunerada em 1993. Em 1998, volta a comandar a Banda de Música da PMAL, sendo agraciado com o posto de Major.

Foi diplomado em cursos de Teoria, Solfejo e Regência, ministrados pelo Conservatório Brasileiro de Música (seccional de Alagoas). Participou da formação de orquestras carnavalescas e do Coral Maestro Benedito Fonsêca da PMAL.

No dia 21 de dezembro de 2012, JALMERIS veio a falecer em sua terra natal, deixando um valioso legado musical.

 

FONTE
O livro Tocando Amor e Tradição do autor Wilson José Lisboa Lucena.